O canhoto da nota fiscal é um documento que comprova a entrega de uma mercadoria ao destinatário, por esse motivo se torna um documento fiscal exigido por lei. Desde 2021 já é possível substituir o canhoto físico por outras informações que comprovem a entrega. Porém, nesse artigo iremos abordar em como utilizar o canhoto da nota fiscal em formato físico.Normalmente o canhoto da nota fiscal é encontrado no documento impresso, na parte superior ou inferior, que pode ser destacado após o preenchimento dos dados do recebedor.
Nota fiscal
A nota fiscal é um documento fiscal que registra informações comerciais, como por exemplo, a venda de produtos ou a prestação de serviços. Veja alguns tipos de nota fiscal:
Nota fiscal eletrônica (NFe)
Nota fiscal de serviço eletrônica (NFSe)
Nota fiscal de consumidor eletrônica (NFCe)
O canhoto é encontrado na versão da NFe, por isso tem um papel importante na entrega dos produtos presentes na nota fiscal.
Objetivo e Riscos
O canhoto tem um objetivo fundamental na entrega do produto, que é a confirmação da entrega e recebimento dos produtos por parte do recebedor. Dessa forma a empresa concretiza a operação fiscal e comercial, garantindo um processo consistente e seguro.Não coletar o canhoto ou até mesmo perdê-lo pode acarretar em diversos problemas, sendo:
A não confirmação da entrega da mercadoria.
Problemas durante auditorias fiscais.
Inadimplência por falta de prova de entrega da mercadoria.
Como utilizar o canhoto?
Vamos entender como utilizar o canhoto da nota fiscal de forma prática.Primeiro, ao chegar no destino solicite os seguinte dados do recebedor.
Documento, sendo CPF ou RG.
Nome completo.
Preencha o canhoto com a data de entrega, nome, número do documento e assinatura do recebedor. Por fim, destaque o canhoto da nota. O entregador fica com o canhoto e o recebedor com a nota fiscal.Agora faça a guarda dos canhotos com segurança, evite molhar, dobrar ou amassar, mantendo assim o canhoto intacto até a devolução para a empresa/fornecedor.
Qual o prazo para guarda dos canhotos?
A legislação prevê um prazo de 5 anos após a data de assinatura para guarda dos canhotos. O ideal é que esses documentos sejam digitalizados, podendo assim fazer o armazenamento por mais tempo.